Presidenta Dilma emite nota de pesar pelo falecimento de Expedito José Sá Parente (criador do biodiesel)

Expedito José de Sá ParenteA Assessoria de Comunicação da Presidência da República acaba de divulgar nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff, pelo falecimento de "Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta,patenteada no Brasil,  teve amplo reconhecimento mundial e   importância decisiva para o futuro do país. A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo. Além disso, o biodiesel não polui o meio ambiente, representando um

enorme avanço em relação a outros combustíveis.
No momento da perda deste grande brasileiro, quero enviar meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores. Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil", registrou a nota.

Engenheiro químico, técnico em informática educacional, professor, Expedito José de Sá Parente é o autor da tecnologia do biodiesel – combustível limpo e renovável. Conseguiu a patente no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, número PI 8007957, com o título "Processo de produção de combustíveis de frutos ou sementes oleaginosas".

Expedito Parente nasceu em Fortaleza no dia 20 de outubro de 1940, sendo filho de José Cavalcante Parente e Maria Isaura de Sá Parente. Fez graduação na Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, hoje Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-graduação em Engenharia Química em 1966 na COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também fez especializações em tecnologia de óleos vegetais e em engenharia de óleos vegetais, no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura; e em Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França. Reconhecido no magistério como professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e da Universidade Federal do Ceará, também lecionou em outras universidades brasileiras.

Entre os trabalhos publicados, estão "Ação programada em alimentos de baixo custo para os programas municipais de alimentação do Estado de São Paulo", "Alternativas tecnológicas para o processamento do coco de babaçu", "Proposta de um óleo diesel alternativo" e "Biodiesel: uma aventura tecnológica num país engraçado". Expedito Parente é presidente da Tecbio – Tecnologias Bioenergéticas Ltda., empresa criada para tratar dos assuntos e negócios centrados no biodiesel.

Foi diretor-presidente da Tecnoforma, empresa metalúrgica que fábrica equipamentos e sistemas de produção de biodiesel; diretor-presidente da EBB – Empresa Brasileira de Bioenergia, fabricante de derivados da glicerina, subproduto importante dos sistemas de produção de biodiesel; e diretor-presidente do Instituto Consciência, uma organização dedicada a questões sociais e ambientais. (Da Enciclopédia do Nordeste)

Notícias relacionadas