Riversul faz parceria com o AME Itapeva para um melhor atendimento às gestantes

Na terça-feira (9), o prefeito Guilherme Gomes esteve em Itapeva (SP), no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, da Secretaria Estadual de Saúde, onde se reuniu com a equipe gestora da unidade para acertar os detalhes de uma parceria, onde as gestantes de Riversul, principalmente as de alto risco, passem a contar com o suporte médico do “Matriciamento de Atenção Básica”, oferecido pelo AME.

“A parceria de trabalho, com o município de Riversul com o AME, vem diretamente no fortalecimento do munícipio, minimizando as filas de espera e as perdas de vagas desnecessárias, dando aos munícipes qualidade e além de tudo capacitando os colaboradores da atenção básica, para juntos termos uma saúde de qualidade e bem aproveitada, com intuito na redução da mortalidade materno-infantil. Desta forma as duas linhas de trabalho que são realizadas com o munícipio fortalece ainda mais a assistência e a qualidade que o AME proporciona tanto na saúde bem como na educação permanente”, explica Armando Ribas Gemignani, Gerente de Planejamento do AME Itapeva.

“A saúde de todos é a nossa maior preocupação, e por isso estamos sempre focados na busca do que é melhor para a nossa população. E essa parceria com o AME Itapeva vai nos ajudar muito, pois teremos a certeza de que com o apoio e suporte do Programa ‘Matriciamento de Atenção Básica’, todas as gestantes da nossa cidade e principalmente as de Alto Risco, serão bem atendidas em todas as etapas da gravidez, até o pós-parto”, ressaltou o prefeito Guilherme Gomes.

SOBRE O AME ITAPEVA E O PROGRAMA “MATRICIAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA”

O AME Itapeva, através da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na implementação do programa “Matriciamento de Atenção Básica”, tem como objetivo proporcionar a integração com a Rede de Atenção Básica, por meio de apoio matricial, a partir do diagnóstico dos recursos disponíveis e das necessidades dos profissionais e dos serviços existentes na RS de Itapeva, gerando a melhoria na qualidade dos serviços prestados e consequentemente da saúde da população.
Este trabalho visa o fortalecimento regional de saúde do AME Itapeva, bem como evidencia poio aos municípios, inclusive do apoio matricial ao município de Riversul, no apoio a gestão e fortalecimento e desenvolvimento das equipes médica e multidisciplinar.

Contudo, o AME também realiza palestra e capacitação via “WEB Conferência”. Devido à pandemia o programa “Matriciamento”, teve que se reinventar para continuar dando apoio e suporte na gestão em meio à crise que o pais está vivendo no que tange o quadro da Covid-19.

O AME Itapeva ainda, tem o “Matriciamento da Gestante de Alto Risco”, que são atendimentos prioritários para gestantes que necessitam de mais cuidados medico e multidisciplinar, sendo o programa uma ação humanizada, desde do acolhimento da gestante e durante o pré-natal (acompanhamento no AME) e no pós parto.

Desta forma busca a capacitação da equipe na identificação das morbidades das pacientes e cria dentro do “Matriciamento”, a cultura educacional e matricial, orientando os municípios com o estudo clinico que passas em cada mês, inserindo assim a educação permanente.

O AME sabe que todas gestantes indicadas para o Matriciamento, são matriciadas e feita a classificação baseado no protocolo do Ministério da Saúde, direcionado para gestante de Alto Risco, uma vez que os municípios não tem alguns recursos para dar sequência no atendimento das gestantes.

Gerente Administrativo: Fábio Gomes de Carvalho
RT Matriciamento: Enfermeira Silvia Garcia
Gerente Médico: Dr.Eduardo Cerione
Gerente de Planejamento: Armando Ribas Gemignani

Notícias relacionadas