Secretaria amplia atendimento odontológico na rede básica de Saúde

Itapeva-SP – Desde a primeira semana de janeiro de 2011, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Imperador tem a disposição da comunidade, o serviço odontológico, de segunda a sexta-feira, no período vespertino. O consultório odontológico está equipado para atender a população local e do Jardim Virgínia com os mais variados serviços, como extrações, restaurações, limpeza, pequenas cirurgias e etc. A equipe é composta pelo cirurgião-dentista  Márcio Garcia e de uma auxiliar de saúde bucal que realizam o atendimento toda tarde, a partir das 13h30. 

Para os interessados, o agendamento das consultas pode ser feito na própria Unidade de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30h. Diariamente são disponibilizadas 8 vagas, sendo seis (06) para os moradores do Jd. Imperador e duas (02) vagas para os residentes do Jd. Virgínia, o que totaliza 40 vagas por semana. 

Segundo o coordenador da Saúde Bucal de Itapeva, Gustavo Pedroza além do atendimento de clínica básica, esta população terá acesso aos serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com mais facilidade, visto que, os encaminhamentos serão gerados na própria unidade pelo dentista. 

“Vale lembrar aos pacientes que precisam de tratamento realizado no CEO, que é necessário passar por consulta com o dentista do posto de saúde local e, havendo a necessidade dele ser encaminhado para fazer canal, remover os terceiros molares, fazer raspagens e outras cirurgias, o seu dentista fará o encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas”, frisa.

O fluxo dos atendimentos odontológicos funciona como acontece com os agendamentos de consultas médicas e exames. Para maior comodidade do paciente, o agendamento retorna à sua Unidade de Saúde com data e hora da consulta. Após aproximadamente 10 a 15 dias da última consulta, o paciente pode ir pessoalmente à Unidade de Saúde e retirar o seu agendamento. 

“Ressaltamos a importância de toda a população no cuidado com a saúde bucal, frequentando o consultório odontológico regularmente e mantendo a escovação diária dos dentes”, comenta o dentista e coordenador Gustavo.

Equipamento Odontológico Móvel: Visando atender um público cada vez maior, foi instalado durante os meses de dezembro e janeiro, o equipamento portátil na Casa Transitória, onde o atendimento aos menores da Casa é feito todas as tardes, de segunda a sexta-feira. Esse projeto tende a aumentar o escopo de atuação, já que a secretaria municipal da Saúde vem investindo na compra destes equipamentos portáteis. 

No último mês de dezembro, a secretaria da Saúde adquiriu mais um consultório móvel, para que, a saúde bucal possa ser levada a todos os cidadãos de Itapeva. O objetivo do “Programa Saúde Bucal Bate a Sua Porta” é através do equipamento portátil odontológico disponibilizar os serviços também a comunidades distantes do centro urbano ou de difícil acesso, e as escolas municipais, ampliando os trabalhos de prevenção bucal, que já são desenvolvidos nas creches e escolas do ensino fundamental do município.

Atendimentos – Em Itapeva, no total são 16 Unidades Básicas de Saúde com cirurgião dentista, sendo 13 localizados na cidade de Itapeva e três consultórios odontológicos na zona rural do município. Conheça as unidades com atendimentos odontológicos e quem são os dentistas responsáveis: 

Zona urbana: Jardim Maringá (Dr. Renato Baladore e Dra. Paula Baladore); Parque São Jorge (Dra. Hanna Lahoud e Dra. Maria Cândida); Vila Aparecida (Drª. Walkyria Rozires e Dr. Sílvio Fontalvo); Vila Santa Maria (Drª. Raimunda Costa); Jardim Bela Vista (Dr. Adriano Coppi); Jardim Grajaú (Drª. Maria Aparecida Campos); Vila São Miguel (Dra. Suiany Coppi); Vila Dom Bosco/Parque Cimentolândia (Dr. Fabiano Martins); Vila São Benedito (Dra. Regina Passerotti); São Camilo (Dra. Danielle Soller); Vila Taquari (Dra. Rosalina Dias); Jd. Imperador (Dr. Márcio Garcia) e Casa do Adolescente (Dra. Vânia Chimeno e Dra. Maria Lúcia).

Zona rural: Agrovila I e IV (Dr. Eduardo Minaif); Alto da Brancal (Drª. Renata Mancebo) Pacova (Dr. Rafael Babeto).
Jaqueline Martins, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapeva-SP
 

Notícias relacionadas