Servidores Públicos de Itapeva recebem treinamento da Rede Sans/Unesp

Tutores recebem orientaçõesRepresentantes da Secretaria Municipal da Saúde e da Educação de Itapeva, Capão Bonito e Itararé, participaram, nos dias 09 e 10 de fevereiro, do  treinamento de tutores que atuarão nos cursos Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição no currículo escolar (Interanutri Professor) e “Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição na comunidade (Interanutri Agente).

A atividade, voltada para educadores, agentes comunitários e pessoas da comunidade é promovida pel a  Rede Sans/Unesp – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária e Prefeitura de Itapeva.

O objetivo do curso, ministrado é incentivar a realização de ações de promoção de alimentação saudável nas escolas e na comunidade. Os tutores serão responsáveis pela multiplicação do curso no município, através de plataforma modlle(on-line) que será utilizada para o curso de educação à distância, onde serão postadas as tarefas semanais teóricas e práticas.

A modalidade Interanutri- Escola tem como proposta envolver as crianças no tema da alimentação saudável, inserindo a alimentação e nutrição no currículo escolar. Já na Interanutri – Agente, o objetivo é o de promoção de práticas saudáveis de alimentação e nutrição na comunidade.

O pré-requisito para participar do curso é ter disponibilidade para acesso semanal, pelo período de quatro horas,  definido pelo próprio participante. Além do acesso semanal à plataforma, o curso também terá um encontro presencial, para que seja feita a apresentação dos projetos realizados com a comunidade ou na unidade escolar. As pessoas que concluírem o curso receberão certificado de extensão da Unesp. A orientação para os tutores foi realizada para as monitoras da Equipe Interdisciplinar da Rede Sans/Unesp, Paula  Torres e Milena Ferreira.

De acordo com a assistente social e articuladora da Rede Sans, Joana de Oliveira, a proposta é disponibilizar e discutir informações técnicas, trocar experiências e exercitar a promoção da alimentação adequada, saudável e solidária em nossa  região. “As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro, e terá que  duração  de 60 horas”, explica a articuladora.

Itapeva faz parte dos 27 municípios que são Promotores de Segurança Alimentar e Nutricional Solidária,   no Estado de São Paulo. Em janeiro, foram  realizadas entrevistas com gestores municipais e profissionais das unidades de saúde do município para elaborar um diagnóstico propositivo quanto ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). (Da Assessoria de Comunicação de Itapeva)

Notícias relacionadas