Taquarituba conta com estação meteorológica

O município de Taquarituba passou a contar no ano de 2005, na  administração Itavico Dognani, com uma estação meteorológica automática com capacidade para leituras de dados de uma em uma hora, a temperatura, índice pluviométrico, temperatura no solo a 5 centímetros e 20 centímetros de profundidade, fluxo de calor no solo,velocidade e direção do vento e outras informações que permitam a elaboração de boletins meteorológicos …

 

e balanços hídricos para a orientação de produtores rurais que trabalham com sistemas de irrigação, realização no momento adequado de plantio, controle de pragas, além da avaliação sobre os períodos em que há maior riscos de incêndios.

As estações  como a de Taquarituba, por  exemplo,  fornecem dados para os serviços de Defesa Civil sobre possibilidade de tempestades e enchentes.

A Coordenadoria Municipal da Agricultura da administração Miderson, revela que tais informações são de relevantes utilidades para os produtores rurais da região que podem acessar os dados que ficam disponíveis no site do Ciiagro, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que é de livre acesso pelo www.ciiagro.org.br/ema.

A estação meteorológica de Taquarituba se localiza na propriedade do Senhor, Darci Nunes cedida em comodato para o município, funcionando automaticamente na coleta e transmissão de dados, o que permite informes imediatos das condições climáticas e sobre as adversidades meteorológicas sobre as atividades agrícolas, proporcionando monitorar e reduzir os impactos negativos.

O prefeito Miderson disse da importância desta conquista do ex-prefeito Itavico Dognani, por se tratar do aprimoramento da infra-estrutura meteorológica observacional que na verdade permite aos usuários condições mais apropriadas para a geração de novos conhecimentos e tecnologias que efetivamente proporcionará sem dúvida, melhor qualidade de vida à população. Por Orlando Chamorro 

Notícias relacionadas