Vacinação contra aftosa vai até 30 de novembro em todo o Estado

Nesta etapa, todos os rebanhos bovinos e bubalinos deverão ser imunizados –  A etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa que começou na segunda, 1º, seguirá até o dia 30 em todo o Estado. Os produtores de bovinos e bubalinos – criadores de bois e búfalos – terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados.


Na etapa finalizada em 31 de maio foram vacinadas quase cinco milhões de cabeças com até 24 meses. O rebanho total paulista é da ordem de 11,2 milhões de animais. São Paulo historicamente tem uma cobertura vacinal de aftosa acima de 95% do rebanho e não registra casos da doença há 14 anos.
                  

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros. O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação e relatar todo o gado existente na sua propriedade.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP


 

Compartilhar

Notícias relacionadas