12 de Junho, Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim

inicial1O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim  é uma data especial que  celebra a união amorosa entre casais, com a troca de cartões e presentes. No Brasil, é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal, até há poucos anos,  também, mas atualmente é celebrada em 14 de Fevereiro, baseada na data da morte de São Valentim e do início do acasalamento dos pássaros.

A história do Dia de São Valentim remonta à Idade Média . Ele foi  um bispo português que contrariou as ordens do imperador Cláudio II, por realizar casamentos  em épocas de guerra. O imperador acreditava que os solteiros seriam combatentes melhores.

Valentim foi preso, e enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, ele  escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antonio, santo casamenteiro.

Um publicitário paulista criou a data para aquecer as vendas do comércio

A data provavelmente surgiu em 12 de junho de 1949 no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes.  Não chamou muita atenção, apesar de uma enorme faixa estendida em frente à loja: “Não é só de beijos que se prova o amor”. Demorou mais de uma década para pegar. Mas deu certo. Hoje, é a terceira melhor  data para o  comércio brasileiro. Só perde para o Natal e o Dia das Mães – este último, também uma invenção do publicitário.

Notícias relacionadas