Abadia 75 anos: prefeito integra o grupo da 1ª. visita monitorada

Em comemoração às Bodas de Brilhante(75 anos de presença Cisterciense em Itaporanga) e de fundação da abadia,  nesta terça-feira, 2, às 15h, sob monitoramento do superior da casa, padre Roberto, acompanhado de padre Alberico, o 1º. grupo de visitantes – dentre esses o prefeito Zé do Nute acompanhado de sua esposa e primeira-dama do município, Maria de Fátima Nunes 

Rodrigues – pode conhecer muitos detalhes, significados e lugares da Igreja Abacial de São João Batista e do Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz, da Ordem Cisterciense.

 

A visita começou pela igreja, na qual o padre Roberto explicou o significado de cada detalhe arquitetônico do templo. Depois, de dentro da igreja o grupo foi dirigido para o galpão do mosteiro onde foram exibidos slides com fotos antigas; em seguida, para partes restritas, como a Sala do Capítulo, onde os monges se encontram para reuniões e deliberações da ordem, a Clausura Interna, onde ficam as celas(quartos pequenos e modestos) dos monges, a grande biblioteca, que possui publicações de mais de 700 anos;  os banheiros, enfermaria, cozinha e refeitório. Essa visita, iniciada às 15h foi até por volta das 18h. 
 
 
 

Neste sábado, 7, haverá nova visita a esses locais, e a exibição de um filme(documentário) sobre a vida e espiritualidade do monge cisterciense.

Nesta quinta-feira, 4, às 6h30, com presença de todos os monges da abadia local e de outras da ordem,  o abade emérito Dom Luis Alberto Ruas Santos celebra Missa de Réquiem pelos monges falecidos, familiares e pelos benfeitores da abadia, encerrada com visita e orações no Cemitério do mosteiro. Participarão também nessa missa Dom Bruno Fromme, abade emérito de Himmerod (Alemanha), casa mãe de Itaporanga; do abade Dom Paulo Celso Demartini, da Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo, de São José do Rio Pardo-SP e da abadessa madre Antonia Zwerger, da Abadia Nossa Senhora da Santa Cruz, de Monte Castelo-PR.   

Essas e outras celebrações terão transmissão radiofônica ao vivo pela Rádio São Bernardo na internet. http://www.radiosaobernardo.abadiaitaporanga.org.br/  e no site da abadia www.abadiaitaporanga.org.br dentre outras você encontrará o Blog do Jubileu, um informativo mais detalhado da comemoração. 
 

Notícias relacionadas