Alckmin institui a 16ª Região Administrativa de Itapeva

Governador Alckmin com o decreto que instituiu a 16ª Região Administrativa de ItapevaPrefeito Comeron pediu ao governo do Estado um plano de desenvolvimento para o sudoeste paulista – O governador Geraldo Alckmin oficializou nesta sexta-feira (7) a criação da 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo durante solenidade que reuniu prefeitos e lideranças políticas de 32 municípios do sudoeste paulista, realizada no Centro…

de Eventos “Zico Campolim”, em Itapeva.
   
Segundo o governador, a 16ª Região Administrativa de Itapeva irá fortalecer o desenvolvimento da região sul do Estado, além de descentralizar a administração pública estadual. “A medida vai aproximar o governo da população e fortalecer o desenvolvimento regional”.
   
Geraldo Alckmin desembarcou no estádio do Itapeva Clube de helicóptero às 9:15 da manhã e foi recepcionado pelo prefeito Roberto Comeron, pelo deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari e outras autoridades civis e militares. O governador seguiu de van até o Centro de Eventos, onde dezenas de prefeitos, deputados estaduais e secretários de Estado o aguardavam.
   
Além da instalação da 16ª Região Administrativa, o governador de São Paulo também anunciou a destinação de R$ 7 milhões em recursos para a Santa Casa e o incremento de R$ 5,4 milhões na área da habitação, onde o governo do Estado, em parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, subsidiará a construção de imóveis para famílias que ganham até três salários mínimos. Ao todo, 538 imóveis serão construídos na área urbana e rural de Itapeva.
   
Durante seu discurso, o prefeito Roberto Comeron fez menção às lideranças políticas que foram importantes para a concretização “deste sonho”. Falou do deputado Dr. Ulysses Tassinari, do ex-vereador e secretário do Condersul,  Paulo Roberto Tarzã dos Santos, do ex-prefeito Wilmar Mattos e seu irmão Waldemar Mattos, Paulo Saponga, também ex-vereador, e do deputado estadual Campos Machado (PTB).
   
O prefeito também aproveitou o momento para pedir ao governador a extensão da duplicação da SP-258 em Itapeva, a desinterdição do aeroporto municipal, recursos para a restauração do Centro Cultural “Cícero Marques”, na Praça Anchieta, e a criação do Plano de Desenvolvimento do Sudoeste Paulista.
   
Para contemplar os demais municípios da região, o governador entregou 51 ônibus escolares a 23 cidades. Os veículos são adaptados para atender aos alunos com algum tipo de deficiência física.
   
À tarde, o governador visitou os municípios de Ribeirão Branco, Pirajú, Mandurí  e Itaberá.

FINALIDADE. As Regiões Administrativas têm por finalidade promover a descentralização da administração pública estadual, bem como institucionalizar a comunicação com as regiões tornando mais ágil a prestação de serviços públicos à população.
   
Dentre as competências das RAs estão a melhoria do serviço público, articulação da ação dos órgãos da administração pública estadual, implementação dos projetos, planos e programas para o desenvolvimento, sugestão aos órgãos para a adoção de programas e projetos adequados à região e fortalecimento da integração inter-regional no Estado oferecendo assistência técnica aos municípios.(Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas