Avaré recebe apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Milhares de pessoas, de várias partes da cidade, acompanharam a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Avaré no último domingo, 31. A maioria dos expectadores se concentrou no Aeroporto Regional Avaré-Arandu “Comandante Luiz Gonzaga Lutti”, onde puderam acompanhar as manobras realizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Uma longa fila de carros de formou ao longo da Avenida Governador Mário Covas,

 desde a sede do Corpo de Bombeiros, até o aeroporto, bem como ao longo do acostamento da Rodovia Salim Antônio Curiati (SP-245).

O major Alexandre, acompanhado de seu “anjo da guarda” (pessoa responsável pela manutenção da aeronave), sub-oficial Robertson, pousou com sua aeronave no aeroporto para fazer a precursão, ato que antecede a apresentação. Depois chegaram as aeronaves com os pilotos tenente-coronel Esteves, comandante da Esquadrilha, capitão Márcio, capitão Baldin, capitão Boery, capitão Marcelo e major Caldas, responsáveis pelo espetáculo visto no céu de Avaré.


A apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um presente da administração do prefeito Rogélio Barcheti em parceira com a Secretaria Municipal de Turismo para a população avareense, fez parte da primeira fase das comemorações dos 150 anos de Avaré, a serem comemorados em setembro, onde, durante o mês de julho, quando Avaré completou 136 anos de emancipação política-administrativa (1875-2011), várias inaugurações importantes aconteceram.

História

O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB). Distingui-se das demais esquadrilhas por realizar vôo invertido em formação, consolidado com o recorde mundial estabelecido no ano de 2006, quando voou com doze aeronaves nessa configuração. Sediado na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, onde são formados os oficiais de carreira da FAB, o Esquadrão é carinhosamente acolhido pela cidade de Pirassununga/SP.

Em 14 de maio de 1952 a “Esquadrilha da Fumaça” realiza sua primeira exibição oficial. Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.

Atualmente, com mais de 3.000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, cruza os céus a “Esquadrilha da Fumaça”. Aeronaves pilotadas por uma equipe cujo destemor e orgulho são resultantes não só da confiança mútua desenvolvida ao longo dos treinamentos, como também, da certeza de estarem representando a Instituição que prima pela eficiência na defesa da soberania do espaço aéreo de nossa pátria
 

Notícias relacionadas