Coronel Macedo ganha Centro de Convivência do Idoso, que leva o nome de “Dionísio Batista Silva”

Nesta terça-feira, 25, o Governo de São Paulo, através do secretário de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento Júnior, entregou em Coronel Macedo o Centro de Convivência do Idoso (CCI), espaço com capacidade para 200 pessoas.

Edificado na Rua Antonio Tonon, s/n, próximo ao portal da cidade, o novo prédio, através de projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara, de autoria do vereador Miderson Eduardo, foi denominado de Centro de Convivência do Idoso “Dionísio Batista Silva”, em homenagem ao grande líder local que faleceu no último 10/08/, aos 104 anos de idade.

Compuseram a mesa da solenidade, o secretário Gilberto Nascimento, o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade Miltes Tonon, a gestora de Assistência Social e vereadora Edina Tonon, Roque Garcia (presidente da Câmara), Elza Castilho Albuquerque, diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Aloísio Batista Silva (filho do homenageado Dionísio Batista Silva), Itamar Júnior (Coordenado do Crass), o prefeito de Taquarituba José Clóvis de Almeida “Bola”, e os vereadores Edivaldo Garcia Rodrigues, Tom do Marino, Marco Barbosa de Lima, Maria Olívia da Veiga Silva, Miderson Eduardo Leme Batista e Stefani Megui de Oliveira. O vereador Robson Izidório de Macedo “Pão”, não pode participar por estar em horário de trabalho na Arteris.

 

Vereadora Maria Olívia

Primeira a falar, representando a família do homenageado, a vereadora Maria Olívia, que também é nora de Dionísio, casada com Aloísio Batista Silva, presente ao evento, agradeceu a todos, principalmente ao colega Miderson (autor do projeto) pela propositura e ressaltou um poucos das qualidades do Sr. Dionísio, que era um homem simples, mas um grande líder na comunidade, contribuiu muito para o desenvolvimento do município, foi vereador em Itaporanga, representando Cel Macedo quando este era distrito de Itaporanga. E foi um dos principais que lutaram pela emancipação política da cidade.

“Recebemos com muita alegria esta homenagem, e temos certeza que este novo espaço vai ser também um local muito útil e agradável para os usuários, e que todos colaborem para que tudo seja bastante humano e que os idosos sejam bem tratados, porque eles merecem.”

 

Presidente da Câmara, Roque Garcia

O presidente da Câmara, Roque Garcia, agradeceu a todos e falou da homenagem ao Sr. Dionísio.
Disse que o Sr. Dionísio foi um exemplo para todos os macedenses. “Ele começou esta luta lá atrás para que Coronel Macedo fosse o que é hoje. Lembro-me dele lendo jornal, conversando com a gente, explicando e orientando, mostrando os caminhos de como fazer para conseguir as coisas e obter as conquistas e para tudo melhorar na cidade. Foi um grande conselheiro e só fez o bem e deixa saudades. É uma honra para o município ter um prédio público com a denominação do Sr. Dionísio”, disse ele agradecendo o prefeito Betinho, a Miltes Tonon e Edina Tonon Dias por aquela conquista na área social, que completava as três últimas comemorações recentes da administração.

“Parabéns prefeito Betinho, colegas vereadores e todos os demais envolvidos. É assim que se administra, com união e muito trabalho”, encerrou.

Vereadora e gestora de Assistência Social, Edina Tonon Dias

Edina Tonon Dias, vereadora e gestora de Assistência Social, falou da alegria daquele momento de inauguração do novo espaço, agradeceu e cumprimentou o secretário Gilberto Nascimento, o prefeito Betinho e os demais colegas vereadores, bem como a diretora Regional de Assistência Social, Elza, pelo apoio e por tudo ofertado a Coronel Macedo.

Edina fez um relato da atividade da pasta para os idosos, informando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento do Idoso Jovens para Sempre, existe no município desde 2008, e atende a 50 pessoas com atividades de segunda à sexta-feira, em oficinas de dança, esporte, artesanato, convivência e outras, as quais passarão a ser feitas no novo edifício.

“Agradecemos o prefeito Betinho, que vem contribuindo positivamente com as execuções e melhorias dos nossos serviços direcionados aos idosos. Parabéns a todos e em especial a vocês idosos”, finalizou.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior

Por sua vez, o secretário Gilberto Nascimento, que é vereador na capital, fez questão de falar nomes dos presentes, vereadores e demais autoridades, porque em eventos e inaugurações pelo prefeito de SP, este não se lembra de falar os nomes dos vereadores e demais autoridades.

Além da inauguração, destacou o Programa Recomeço, da sua secretaria, que é uma luta do governo do estado, desde 2013, contra as drogas. Disse que já foram feitos 40 mil atendimentos, com 10 mil pessoas internadas em estabelecimentos de recuperação e tudo pago pelo estado.

Ele disse que esse problema de drogas agora está em todas as cidades e que tinha formalizado uma parceria com o município, visando conseguir ampliar esse atendimento em Coronel Macedo, para que mais vagas sejam abertas e mais pessoas dependentes locais sejam atendidas e tratadas. E nesse caso, entra os presentes, os avós, com as informações sobre parentes dependentes para serem atendidos pelo programa.

Contou que analisando o histórico daquela obra, percebeu que o prefeito Betinho é desta nova leva de políticos que conta com a sabedoria e com os vereadores parceiros para fazer as coisas andarem. Aqui com ele, projeto tem início, meio e solução. “Parabéns prefeito Betinho, exemplo a ser seguido”

Prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”

Finalizando o evento, o prefeito Betinho convidou, nominando cada um, todos os vereadores, secretários de governo e demais colaboradores para que comparecessem à frente, junto com a mesa, para o descerramento da placa.

Agradeceu os integrantes do Cras e da Assistência Social, que antes mesmo sem ter um local adequado já faziam um excelente trabalho que passará a ser feito no novo espaço.

Agradeceu e parabenizou o Grupo da Melhor Idade, Jovens para Sempre, mas destacou um agradecimento maior ao homenageado Sr. Dionísio, lembrando que poderia ter tido com ele (Dionísio) mais encontros, para se inteirar melhor da história da cidade.

Falou da assinatura do protocolo para o Programa Recomeço e citou o deputado Campos Machado, que em visita recente à cidade, falou do sério problema das drogas, que começa no álcool, vai para a maconha, desta para a cocaína, finalizando do crack.

“Agradeço o governador Márcio França, que está dando grande atenção às questões sociais, não só a essas, mas em todas as questões no estado todo, principalmente à nossa região que antes era esquecida pelos governos.

Aproveito para lembrar do secretário de Educação João Cury, que costuma dizer: ‘Gosto de planilhas, papel, mas gosto muito mais é de gente, das pessoas que estão atrás das planilhas. Planilhas são importantes, mas as pessoas são muito mais’.

“E finalizando, gostaria de salientar que o governador Márcio França tem sido firme, honesto, trabalhador, tem objetivo, finalidade e acima de tudo é realmente muito comprometido com as pessoas. Não é à toa que cada vez mais, dia a dia ele ganha mais destaque no cenário estadual”, encerrou Betinho, convidando todos para que de mãos dadas para o alto dessem uma “Viva Coronel Macedo!”

Sobre o CCI

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade, o governo
estadual investiu o montante de R$ 250 mil e a contrapartida da prefeitura foi de R$15,939 mil.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No
local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades,
por meios de diversas atividades socioeducativas.

O Governo de São Paulo entregou 57 Centros de Convivência do Idoso e outros 132 estão em
execução. Além disso, o Estado conta com 210 equipamentos que funcionam como espaços de
convivência semelhantes aos CCIs e 60 Centros Dia do Idoso, totalizando 327 em São Paulo.
De acordo com o secretário Gilberto Nascimento Junior, a proposta do Governo de São Paulo é
que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este que inauguramos hoje possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a
garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma
nova postura diante do envelhecimento. O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Notícias relacionadas