Coronel Macedo-SP inaugura uma creche escola que foi denominada de “Olímpio Garcia Batista”

Na tarde desta terça-feira (27), autoridades do município de Coronel Macedo, de municípios vizinhos, e do Estado, população local e familiares do homenageado que emprestou o nome, inauguraram uma creche escola que recebeu a denominação de Creche Escola “Olímpio Garcia Batista”, em homenagem ao farmacêutico da cidade, conhecido como Nino da Farmácia, falecido em 03.10.2011, aos 68 anos.

Compuseram a mesa da solenidade, o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, a vice-prefeita Miltes Tonon, o presidente da Câmara Roque Garcia, Haroldo Rocha (secretário Executivo de Educação do Estado de São Paulo, representando o governador João Doria e o secretário da Educação Rossieli Soares), Leandro Damy, presidente do FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Valesca Toledo, subsecretária de Articulação Interior da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Rosemary Cristina Vanzella Pasinotto, dirigente de Ensino de Itararé, Maria das Graças Marins Daemon, secretária municipal de Educação e Cultura de Coronel Macedo e Eunice Batista, viúva do patrono “Olímpio Garcia Batista”.

A obra, no valor de R$ 1.519.200,05 foi iniciada em 18/12/2012 e concluída em 26/06/2019.

Área construída: 813,78 m2, o prédio possui nove salas e dois berçários com fraudário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

Área do terreno: 3.044,09 m2
Capacidade: 130 alunos de 0 a 3 anos
Relação de ambientes:
Pedagógicos: 9
Administrativos: 5
Vivência e Serviços Gerais: 20

SOBRE O PATRONO OLÍMPIO GARCIA BATISTA “NINO DA FARMÁCIA”

Olímpio Garcia Batista, popularmente conhecido por “Nino da Farmácia”, nasceu em Coronel Macedo-SP, em 08 de outubro de 1943. Era filho de Gabriel Garcia Veiga e Antonia Batista Veiga. Foi casado com Eunice Aparecida dos Santos Batista, com quem teve 2 filhos: Diego Garcia Batista e Talita Garcia Batista. Deixou 4 netos.

Comerciante, exerceu a sua profissão de farmacêutico, pela qual tornou-se conhecido por Nino da Farmácia. Uma das características marcantes dele como cidadão foi sempre a sua solidariedade ao próximo. Prestou relevantes serviços à população macedense, demonstrando constantemente preocupação com os mais carentes, sempre apoiando as iniciativas e a procura de meios para beneficiar a comunidade, realizando relevante política educacional e social em favor do desenvolvimento de Coronel Macedo.

Com muita humildade, tratava todos iguais: ouvia, aconselhava, acreditava no ser humano.

Seu lazer era a busca infinita por conhecimentos através de tantos livros que colecionava e seu amor era movido a ajudar o próximo. Deixou uma história cheia de lembranças em todos aqueles que o conheceram.

Carregava com ele sempre a frase: “Procure sempre tratar bem as pessoas; você nunca saberá o que esta pessoa passa ou passou na vida”.

Faleceu em Coronel Macedo, em 03 de outubro de 2011.

Pelos relevantes serviços prestados, em homenagem póstuma, o Governo Municipal, houve por bem, denominar a Creche: Olímpio Garcia Batista “Nino da Farmácia”.

Fizeram uso da palavra a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria das Graças Marins Daemon, o presidente da Câmara Roque Garcia, a filha do homenageado Nino da Farmácia, Talita Garcia Batista, que agradeceu todos os envolvidos na escolha do nome do seu pai para a referida Creche Escola, e o secretário Executivo Haroldo Rocha (secretário Executivo de Educação do Estado de São Paulo.

Em seguida, o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, que cumprimentou a vice-prefeita Miltes Tonon, o presidente da Câmara Roque Garcia e todos os vereadores: Edina Tonon Dias, Edvaldo Garcia Rodrigues, Helinton Eduardo Ferruda Veiga (Tom do Marino), Marco Antonio Barbosa de Lima, Maria Olívia da Veiga Silva, Miderson Eduardo Leme Batista, Robson Izidório de Macedo (Pão) e Stefani Megui de Oliveira.

Agradecendo a família de Olímpio Garcia Veiga, “Betinho” falou da grande satisfação pela escolha do nome e recordou da figura do grande homem. “Eu tinha 14 anos e fui para Sorocaba, e quando vinha visitar a família a minha mãe me dizia que o Nino da Farmácia tinha perguntado de mim. Era o único da cidade que perguntava de mim. Era muito querido. Se eu pudesse denominava todas as obras da cidade, com o nome dele, “Nino da Farmácia”

“Betinho” agradeceu a todos os integrantes da administração municipal e vereadores pelo envolvimento e dedicação com grandiosa responsabilidade para que a obra herdada, que teve sérios problemas, fosse concluída com alto padrão de qualidade. “A gente trabalha com seriedade e estamos concluindo a obras iniciadas no nosso governo e também as dos governos passados”, disse.

E aproveitando a ocasião, Betinho pediu a Leandro Damy, presidente do FDE, mais uma creche escola para o município.

GOVERNO JOÃO DÓRIA – “Estamos muito contentes com o governador João Dória, que é um governo de ação, que transforma o discurso em ação e está provando isso, tanto que após eleição, para ele (Dória) acabaram as diferenças partidárias e os partidos políticos, e ele está fazendo um governo para todos no Estado de São Paulo, e é muito sincero. No governo dele não existe mais tapinhas nas costas, acompanhados do “vamos ver se consigo!”. Agora é assim: dá para fazer, faz; não dá pra fazer, não tem recurso, já diz: não dá!”

EQUALIZAÇÃO DAS REGIÕES DO ESTADO – “Estamos com uma ação através na AMVAPA – Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema e convidamos o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para juntos discutirmos uma equalização das regiões do Estado, de forma que todas tenham o mesmo padrão de desenvolvimento, pois o Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil”, finalizou Betinho.

Notícias relacionadas