CREAS Itaí inicia campanha contra violência sexual

A campanha é uma ação do governo federal, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República e pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. No município de Itaí, a campanha será promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS “Mãos que acolhem” em parceria ….

com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Capitão Cesário” com o apoio da Prefeitura Municipal, durante todo o mês de maio, tendo em vista que dia 18 de maio é o dia nacional de Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

O objetivo é conscientizar e mobilizar a população no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no município, de forma a esclarecer o que caracteriza a violência sexual, a forma legal como é conduzido o crime e instrumentalizar as crianças, adolescentes e seus familiares para que possam reconhecer possíveis situações de violência sexual e se auto-proteger.

 Para tanto, serão desenvolvidas diversas ações, dentre elas palestras temáticas durante as reuniões dos programas Renda Cidadã, Ação Jovem, Grupo de Gestante do Fundo Social de Solidariedade, grupo de famílias acompanhadas pelo Plantão Social (Benefícios Eventuais), grupos de convivência do CRAS e demais grupos formados pela rede pública de serviços. Durante estas palestras, serão distribuídas cartilhas que apresentam explicações sobre o tema, como por exemplo, o que é a violência sexual, como identificar se uma criança sofreu este tipo de violência, a quem denunciar os casos, dentre outras informações. 

Considerado uma das maneiras mais cruéis de violência contra crianças e adolescentes, o abuso sexual é mais comum do que se acredita, ocasionando fortes traumas nas vítimas e também em sua família. Porém, em muitos casos, por medo de sofrer preconceito da sociedade, ou até mesmo por falta de informação, a vítima ou a própria família oculta o caso, não procurando profissionais que ajudam a superar o trauma vivenciado.  Diante disso, a realização da campanha visa disseminar informações para a população acerca do tema, mobilizando-a no combate à violência sexual contra criança e adolescente, bem como apresentando a rede de atendimento e acompanhamento desses casos.
Para denunciar ligue:
CONSELHO TUTELAR: (14) 3761 3355  (14) 9717 1224
DELEGACIA DE POLÍCIA: (14) 3761 1000
DISQUE DIREITOS HUMANOS: 100 (Ligação Gratuita)
CREAS: (14) 3761 1419
 

 

Notícias relacionadas