Escola de Riversul desenvolve Projeto Horta Educativa

A EMEF Profª Dirce Mendes Coluço está desenvolvendo o Projeto Horta Educativa, que tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

Este projeto visa implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino, cujo objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. A atividade interdisciplinar conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família.

Esse projeto, além de contar com a presença constante dos alunos do 1º ano ao 5º ano, tem o respaldo de dois cuidadores da horta. São eles: Ronaldo Adriano de Abreu e Silvinho de Almeida Freitas, sob a coordenação da diretora Valéria Apª Vieira da Silva. Todos foram capacitados junto a Secretaria da Agricultura em São Paulo. A escola conta com patrocinadores na  construção do projeto, que são Laércio da Droga Dez, Cido da Quintanda Bom Jesus e  Schmidt da Agropecuária. “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, e cada um representa uma parcela importante no resultado final,” contou a diretora Valéria.

Notícias relacionadas