FAFIT lança 5ª edição da Revista Eletrônica

fafit1_aA FAFIT – Faculdades Integradas de Itararé lançou a 5ª edição (Vol. 3, No. 1 (2012) da Revista Eletrônica, disponível em versão on-line. Segundo José Roberto Herrera Cantorani e Bruno Pedroso, editores da Revista Eletrônica FAFIT/FACIC, a publicação constitui-se em um espaço/ferramenta multidisciplinar de divulgação de pesquisas,

José Roberto Herrera Cantorani_editorsobretudo, no âmbito acadêmico. “Seu objetivo é transcender o tabu de que em faculdades não se desenvolvem pesquisas, estabelecer como ponto de apoio a formação integral do aluno e do pleno desenvolvimento da condição de docência, e ainda possibilitar o elo entre o ensino, a pesquisa e extensão”, explicam.

Para Cantorani, a Revista Eletrônica é uma das coisas pelas quais a instituição pode afirmar que não brinca quando diz que seu foco é o ensino integral e a formação com qualidade. 

Edson Makoto_diretor Acadêmico da FafitNa visão de Edson Makoto Ueno, diretor acadêmico da FAFIT, a publicação é um instrumento imprescindível para a consolidação da missão de uma instituição de educação de Ensino Superior. “A construção do conhecimento é uma tarefa do indivíduo, porém, a difusão da informação é uma tarefa de toda a comunidade acadêmica. Não existe construção do conhecimento sem pesquisa”, comenta.

Desta forma, Makoto ressalta que o incentivo à produção científica é uma das prioridades das Faculdades Integradas de Itararé.

Com isso, a partir dessa 5º edição, a Revista Eletrônica FAFIT passa a figurar no Qualis Capes como B5 nas áreas Engenharia III e Educação Física com as referidas indexações: Sumários de Revistas Brasileiras  Portal para periódicos de livre acesso na Internet – Livre ,Indexador GeoDados  e também teve o pedido de indexação aceito no Portal de Periódicos CAPES.

O Qualis é um sistema criado para avaliar a qualidade da produção acadêmica dos programas de pós-graduação do Brasil. Este consiste em uma lista estratificada que classifica os periódicos usados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua respectiva produção.

Dentro desse contexto, o Qualis é um mecanismo para atestar a qualidade científica da Revista Eletrônica FAFIT. 

Vale lembrar que a Revista Eletrônica utiliza-se do sistema de publicações em fluxo contínuo, sendo que os artigos aceitos são publicados tão logo tenham sido recebidos atendendo a todas as solicitações realizadas pelos avaliadores e editores.

Na página da Revista contém caminhos para cadastro, submissões online, acesso às diretrizes de submissão e às normas. Vale a pena conferir! O acesso à revista pode ser direto do link: Por Vanessa P. Souza Ferraz, da Assessoria de Imprensa da Fafit

Notícias relacionadas