GCM Reforça efetivo na Patrulha Escolar

Na volta as aulas do ano letivo, nesta quarta-feira [9], a Guarda Civil Municipal (GCM) também retornou com as atividades da patrulha escolar, que em 2011 está com o efetivo reforçado para atuar junto às escolas municipais, que hoje somam mais de 14 mil alunos.


Até 2010, a patrulha escolar contava com quatro guardas fixos e hoje já são oito patrulheiros. “Fizemos um remanejamento para poder aumentar esse efetivo e, assim, poder atender mais escolas que foram municipalizadas e que também passarão a contar com os projetos educacionais Patrulha da Paz e Cidadania e Civismo”, comenta o comandante da Guarda Municipal, Paulo Renato da Silva.

Com o início das atividades escolares, voltam também as preocupações dos pais para com seus filhos. Para isso, a GCM recomenda que os responsáveis pelas crianças e jovens estudantes redobrem a atenção e certos cuidados que podem ser estabelecidos desde o momento em que os filhos saem de casa para a escola. Neste primeiro dia de aulas, na saída do período matutino, em frente à escola municipal de Ensino Fundamental “Dr. Cardoso de Almeida”, guardas municipais distribuíram folhetos com orientações aos pais e alunos.

A pedido do prefeito João Cury Neto, equipes da CPFL Paulista têm intensificado a instalação de novos braços de luz, em formato de “Y”, com lâmpadas de vapor de sódio [cor amarela] de 250 watts, em todo o entorno das 35 escolas de Botucatu. O serviço faz parte de mais uma etapa do programa “Ilumina Botucatu”. Entre as várias vantagens da nova iluminação está a garantia de oferecer mais segurança à comunidade.

Dicas da GCM para a volta as aulas:
• No trânsito próximo da escola, orientar sempre a criança a atravessar na faixa de pedestre.
• Com o veículo próximo à escola, nunca parar em fila dupla ou sobre a faixa de pedestre e respeitar as vagas de parada do transporte escolar.
• Observar se o transporte escolar obedece as normas estabelecidas por lei, as condições desse veículo, e procurar ter referência quanto ao condutor do mesmo.
• É recomendado que os pais sempre levem seu filho até a porta da escola; O contato com os funcionários é importante para saber mais sobre o dia-a-dia da criança na escola.
• Observar sempre as companhias dos filhos e seu material escolar para verificar se o filho realmente está frequentando a escola.
• A qualquer anormalidade ou atitude suspeita próximo à escola do seu filho, procurar informar o guarda municipal mais próximo ou acionar a GCM pelo telefone 199. (Da Secretaria Municipal de Comunicação)
 
 

 

Notícias relacionadas