HCFMB participa da Campanha do Dia Mundial do Rim, 09/03

 

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir doenças renais – O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 9 de março, é uma campanha de conscientização sobre doenças renais. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância dos rins, além de falar sobre prevenção de doenças renais e informações sobre estilo de vida saudável. A cada ano, a campanha aborda um tema. O tema da edição de 2017 é “Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, focando na divulgação de hábitos para uma melhor qualidade de vida, chamando a atenção para a obesidade.

Com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) e a Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Unimed Botucatu, além de outros parceiros, como a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), Rede Viva Melhor e Associação dos Servidores da UNESP (ASU), promoverá diversas atividades a partir do próximo dia 9, quinta-feira, com informações sobre estilo de vida saudável e prevenção de doenças renais.

Supervisora técnica da seção de Hemodiálise do HCFMB, a enfermeira Edwa Maria Bucuvic fala sobre a importância de o HCFMB participar da campanha. “Um dos nossos principais propósitos é promover a conscientização da população e a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), considerada uma epidemia silenciosa. A obesidade é um fator de risco para a DRC, e alertar a população sobre esses riscos é nosso dever”, explica.

Além de promover diversas palestras, o HCFMB realiza também no dia 12 de março, domingo, a 1ª Corrida/ Caminhada do dia Mundial do Rim. As atividades e a corrida podem ser prestigiadas por toda a população.

Dados gerais da campanha

A edição de 2017 do Dia Mundial do Rim vem chamar atenção para os riscos da obesidade, uma das maiores vilãs na causa da doença renal crônica (enfermidade prolongada nos rins que leva à perda progressiva e irreversível das funções renais).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Outro fator alarmante é o número de crianças com sobrepeso e obesidade, que pode chegar – em um futuro próximo – a 75 milhões de casos. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos mostram que mais de 50% da população está acima do peso. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Programação para a Semana Mundial do Rim no HCFMB

Dias 07 e 08/03 – Divulgação e orientação sobre fatores de risco para DRC e o que o Estilo de vida/obesidade pode prejudicar os rins.

Dia 09/03 – Workshop: Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis

Local: Auditório Unimed Horário: 19h30

Inscrição pelo site: www.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb

19h30 – Abertura

Profª Drª Jacqueline Teixeira Caramori

19h45 – Rim e Obesidade: Estilo de vida saudável para rins saudáveis

Palestrante: Profª Drª Vanessa Santos da Silva

20h15 – O papel da Obesidade na Doença Renal Crônica: uma abordagem nutricional.

Palestrante: Nutricionista Ms. Nayrana Soares do Carmo

20h45 – Obesidade: fator de risco para Doença Renal Crônica- O papel da Educação Física na melhora da qualidade de vida.

Palestrantes: Profº Marcelo Henrique do Carmo Balestrin e Profº Diego Alves de Oliveira.

21h15 – Encerramento e confraternização

11/03– Conheça seu IMC: peso ideal e benefícios para o Rim

Local: Shopping Botucatu

Horário: das 12h às 16h

12/03 – 1ª Corrida/ Caminhada do dia Mundial do Rim

Inscrição: 1 litro de leite

Local: Campus Unesp – Rubião Junior Horário: 8h

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB, via 4Toques – Assessoria de Comunicação e Imprensa

Notícias relacionadas