HC/Unesp recebe doação de aparelhos para setor de Medicina Nuclear

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HC/FMB), deve colocar em operação, até o segundo semestre, dois novos aparelhos do tipo Câmara Gama usados em cintilografia- exame que se utiliza de imagem para a verificação específica de um órgão. Com os equipamentos, o Setor Técnico de Medicina Nuclear espera aumentar a capacidade de atendimento em 10% nos próximos meses.

Doados pelo Incor (Instituto do Coração), os aparelhos são avaliados em R$ 500 mil e têm a capacidade de realizar exames para as áreas de cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e clínica médica. Serão instaladas duas Câmaras Gama, sendo que uma possui dois detectores e outra com apenas um. Para a instalação dos equipamentos, um espaço no setor passa por reforma.

Em 2009, foram 4.162 atendimentos entre exames e procedimentos com o uso deste tipo de aparelho. Apenas Bauru, Jaú e Botucatu oferecem o serviço conveniado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O parque tecnológico do setor conta atualmente com dois aparelhos em atividade e a incorporação dos equipamentos doados fará com que a oferta seja ampliada.

“O HC receberá grande auxílio com estes aparelhos já que será possível reduzir o tempo de permanência do paciente por não ser necessário revelar negativos de exames, por exemplo. O tratamento também passa a ser mais ágil e menos cansativo”, explica Drª Kátia Koga, responsável médica pelo setor.

Com tais exames é possível diagnosticar, por exemplo, doença arterial coronariana, más-formações congênitas renais, alguns tipos de câncer e doenças ósseas e reumatológicas. Também podem ser aplicados para o tratamento de complicações na tireiode, entre outros.

Por meio desse recurso é possível visualizar a porção do órgão que está funcionando, ao passo que outros exames de imagem permitem a visualização anatômica de todo o órgão, independente se ele estiver lesado ou com seu funcionamento comprometido. (Assessoria de Comunicação e Imprensa do HC/FMB/Unesp)

 

Notícias relacionadas