Itapeva inaugura cursos profissionalizantes do SENAI

O itapevense Romário Alves, de 20 anos, estava entre os presentes na cerimônia de inauguração dos novos cursos oferecidos pela Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, em parceria com o Senai. O evento aconteceu na terça-feira, dia 21, à noite. Romário é um dos itapevenses que quer aproveitar o amplo campo de trabalho que existe na cidade e por isso, decidiu buscar qualificação.

“Eu me interessei e quero trabalhar nessa área. O curso é ótimo, estou aprendendo muita coisa”, conta ele, que é um dos alunos do curso de Eletricista Instalador Residencial. Ao todo, são 10 novos cursos (ver box abaixo). Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Armando Ribas Gemignani, Itapeva hoje representa uma oportunidade para quem busca emprego. “Os nossos alunos saem empregados, com salários médios de R$ 800,00, mais cesta básica e registro em carteira”, disse.

Para o prefeito de Itapeva Luiz Cavani, a qualificação é hoje a necessidade principal para quem busca um emprego. “Em Itapeva hoje não faltam vagas de emprego. Falta qualificação profissional”, afirma. A cidade que está em pleno desenvolvimento é uma das que mais empregam na região. Neste ano, entre os meses de janeiro e agosto, foram admitidos 7.487 funcionários. No mesmo período, no ano passado, foram admitidos 5.786 pessoas, com registro em carteira. 

 
O espírito empreendedor dos alunos também é estimulado nos cursos. Alunas que recorreram ao Banco do Povo – órgão ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento – buscaram e conseguiram crédito para aquisição de 50 máquinas de costura. “As portas se abrem para quem aproveita as oportunidades”, completa o secretário.

O presidente da Câmara Municipal de Itapeva, vereador Paulo de La Rua falou do quanto os políticos são cobrados com relação a empregos, mas hoje vemos que aqui (na Secretaria de Indústria e Comércio), há uma fábrica de empregos. Tivemos inúmeras inaugurações, mas esta é especial, porque vamos poder direcionar as pessoas para a qualificação e diante da efervescência dessa cidade, qualificação profissional é prioridade”, disse.

Jocilei Oliveira, diretor do Senai Sorocaba, também participou da solenidade. Ele falou do investimento que o poder público tem proporcionado ao município com relação aos cursos de qualificação e parabenizou a Prefeitura e o secretário Armando Gemignani, pelas iniciativas. 

Confira os cursos que a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento oferece: Pintor de obras, Instalador elétrico residencial, Pedreiro assentador, Pedreiro revestidor, Manutenção de máquinas reta e overloque, Costura em máquina reta e overloque, Modelista de roupas e Soldador de eletrodos revestidos, Soldador de mig e Construtor de móveis (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva-SP)

 

Notícias relacionadas