No Dia do Gari, Rotary Club de Itaporanga homenageia os profissionais da cidade com jantar

 

Na noite desta segunda-feira (16), Dia do Gari, o Rotary Club de Itaporanga reuniu na sede do club os profissionais com seus familiares para um delicioso jantar.

Antes disso, foi dada uma explicação aos presentes sobre o Rotary e sua atuação na comunidade e em seguida foi feito um agradecimento aos profissionais da limpeza bem como explicado a explicado a origem da palavra gari, que é do empresário francês Aleixo Gary, o primeiro profissional a cuidar da limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

Em 11 de outubro de 1876 Aleixo Gary assinou contrato com o Governo Imperial para fazer a limpeza da cidade, através de coleta em carroças de tração animal. Na época a cidade produzia 560 toneladas de lixo que eram removidas para a Ilha de Sapucaia com o uso de 1.084 animais de carga.

A partir de 1906 teve início a coleta com o uso de veículos automotores.

A data, 16 de maio lembra o dia da publicação da Lei que instituiu oficialmente a categoria, em 16 de maio de 1962. (Com informações do www.guiadoscuriosos.com.br)

No final, foram feitos sorteios de brindes entre os profissionais e familiares e entregue a cada um uma placa com foto do profissional, em homenagem ao seu dia.

Notícias relacionadas