Novo prédio dos Bombeiros de Presidente Prudente recebe denominação de um itaporanguense

Ten. Cel. João ValenteUm projeto de lei do deputado estadual Mauro Bragato(PSDB), tratou de denominar o novo prédio do 14o. Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, de  “TENENTE CORONEL PM JOÃO VALENTE”, itaporanguense, filho de José Valente e Benedita Oliveira Valente, nascido em 08 de janeiro de 1948 e falecido em em 13 de abril de 1999. João tinha nível superior, com graduação de Licenciatura Plena em Física. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 17 de fevereiro de 1970, para freqüentar o Curso de Formação do Quadro de Oficiais PM, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Leia a íntegra do projeto:

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
DECRETA:
Artigo 1º – Passa a denominar-se “TENENTE CORONEL PM JOÃO VALENTE”, o prédio do 14º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, com sede em Presidente Prudente.
Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
A comunidade do 14º GB quer homenagear um dedicado,competente e admirado POLICIAL MILITAR, o falecido TEN CEL. JOÃO VALENTE, indicando seu nome para o novo prédio da Corporação, com sede em Presidente Prudente.
João Valente nasceu na cidade de Itaporanga, Estado de São Paulo, em 08 de janeiro de 1948. Possuía formação de nível superior, na graduação de Licenciatura Plena em Física. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 17 de fevereiro de 1970, para freqüentar o Curso de Formação do Quadro de Oficiais PM, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.
Em maio de 1973, foi declarado Aspirante Oficial PM, sendo classificado no 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, onde serviu até ser promovido ao posto de 2º Tenente PM. Concluiu em agosto de 1975 o “Curso de Especialização de Oficiais Bombeiros”, no Centro de Aperfeiçoamento e Instrução de Bombeiros. No período de 05 de julho de 1976 a 24 de outubro de 1979, serviu como 1º Tenente PM no 3º Sub Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, à época subordinada ao 10º GB-Marília. Capitão PM, após sua promoção, foi classificado para servir na sede do Comando de Policiamento do Interior 5, na cidade de Araçatuba/SP. Ainda na função de Capitão PM, foi transferido em 10 de março de 1986 para servir no 2º Batalhão Florestal e de Mananciais, sediado em Birigui/SP; em seguida foi designado para Comandar a 5ª Companhia de Polícia Florestal e de Mananciais, atualmente denominada 3ª Companhia de Polícia Ambiental, com sede na cidade de Presidente Prudente/SP, onde comandou até 14 de agosto de 1991.
Promovido a Major PM, foi classificado para novamente servir na sede do Comando de Policiamento do Interior 5, na cidade de Araçatuba/SP. Em 22 de abril de 1992, foi transferido para o Comando de Policiamento do Interior 10, em Presidente Prudente, onde exerceu a função de Chefe do Estado Maior.
Tenente Coronel PM, em 26 de abril de 1997, assumiu a função de Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediado em Presidente Prudente. Nesta função respondeu muitas vezes pelo Comando Interino do CPA-I-10.
O Comandante TEN. CEL. JOÃO VALENTE, teve sua carreira encerrada abruptamente em 13 de abril de 1999, vítima de infarto agudo do miocárdio.
JOÃO VALENTE, um Policial Militar exemplar, merece a justa homenagem em ter seu nome imortalizado na sede do 14º GB de Presidente Prudente, onde trabalhou por tanto anos e onde recebeu o respeito de sua comunidade.
São estas as razões que me permitem pedir o apoio e o voto favorável de nossos pares, para aprovação do presente Projeto de lei. Sala das Sessões, em 3-11-2009 – deputado Mauro Bragato – PSDB
 
 

Notícias relacionadas