Prefeito de Itaporanga participa de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Social

Zé do Nute no encontro da Secretaria de Desenvolvimento SocialO prefeito Zé do Nute, juntamente com a assistente Social Maria Helena Monte Sião participou no último dia 24 em Capão Bonito, de reunião com o secretário Estadual de Desenvolvimento Social,  Rodrigo Garcia, para apresentação de orientações técnicas do Programa São Paulo Solidário "Além Renda".

 

O evento contou com a participação de 44 prefeitos, além do Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni.

Secretaria de Desenvolvimento Social

O programa para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. "Temos que trabalhar em parceria para dar melhor qualidade de vida à população, em especial os mais carentes", comentou Zé do Nute.

O São Paulo Solidário está estruturado em três eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico chamado Retrato Social; e a responsabilidade efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura do Agenda da Família Paulista.
"Desde o início das ações, pensamos em incluir aditivos sociais, não focar apenas na renda. Não foi fácil. Muito de vocês viveram a busca das famílias, as visitas sociais, a assinatura da agenda da família" lembrou o Secretário Rodrigo Garcia. "É o Além Renda, lançado há um mês pelo governador Geraldo Alckmin, é a nova estratégia para superação da extrema pobreza", comentou.

Com o "Além Renda", o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas. "Demos um passo importante para mostrar que renda é necessário, mas a solução não vem apenas com transferência. O São Paulo Solidário oferece oportunidade para o Estado avançar. Temos condições econômicas e a melhor rede social instalada no Brasil", finalizou o secretário.

O Programa foi iniciado em 2012 com o atendimento efetivo de 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Este ano são as 483 cidades do interior do Estado, que estão em fase de capacitação dos visitadores sociais e realização do Busca Ativa. A totalização dos 645 municípios paulista está previsto para 2014.

Notícias relacionadas